segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O Significado das Cores

Amarelo ou Dourado
Atrai dinheiro e poder. Atrai pessoas alegres para a sua vida, rejuvenesce e traz charme; traz luz para a solução de problemas, ajuda a reter conhecimentos e desenvolver a sabedoria. Devido a sua luminosidade, uma cor insistente, que cansa a vista rapidamente e desperta irritação quando utilizado em grandes áreas ou fixado por muito tempo - é uma cor "nervosa" e agressiva, que salta a vista. Porém, utilizado em áreas mais modestas o amarelo alegra, estimula e desperta a atividade mental facilitando a associação de idéias. É um poderoso ativador mental.

O Amarelo simboliza: criatividade, as idéias, o conhecimento, alegria, juventude e nobreza. .O Dourado simboliza: vibração elevada, vigor , inteligência superior e nobreza.

Transmite calor, luz e descontração. Simbolicamente está associado à prosperidade. É também uma cor energética, ativa que transmite otimismo. Está associada ao Verão.

Algumas correlações:
Sol, luz, riqueza, processos mentais, inteligência, sabedoria, filosofia, comunicação, expansividade.

Sua utilização favorece:
Percepção, clareza nos pensamentos, discernimento, autoconfiança, auto-satisfação, auto-controle, otimismo, alegria, bom humor, sociabilidade.

Em excesso:
Agressividade, irritação, impaciência, tagarelice, pedantismo, irreflexão, insônia.


Azul
A expressão "tudo azul", não é muito vaga nos dias atuais, era utilizada como pergunta ou resposta em cumprimentos bastante informais, significando simplesmente: "tudo bem", "tudo em paz". O azul é assim, simples e desprovido de formalidades; tranquilo e pacífico. É uma cor apreciada por muitas pessoas; dificilmente veremos alguém dizer não gostar do azul. Apesar de ser uma cor fria, um límpido céua azul parece fazer o dia muito mais promissor do que um nebuloso céu acinzentado; é uma questão de associação. O azul contrai e se afasta, por isso é muitas vezes utilizado como cor de proteção e limpeza espiritual.

O Azul é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e subtileza. Simboliza também o ideal e o sonho. É a cor do infinito, das cores é o que mais influi no espiritual, está ligado a divindades e a verdade. Representa a imortalidade, a fidelidade e a justiça. Desenvolve a inteligência, transmite calma e propicia o equilíbrio emocional. Ótimo para meditações. Desaconselhável para quem tem pressão baixa. Harmoniza os ambientes e o espirito trazendo paz e tranqüilidade.

Produz ainda ternura, afetuosidade, paz de espírito e segurança. Reduz o stress e a ansiedade, traz saúde emocional, paz e calma. Promove o entendimento entre as pessoas. Favorece as atividades intelectuais e a meditação.

Simboliza: devoção, fé, aspiração, sinceridade, lealdade, confiança e tranqüilidade.

Algumas correlações:
Paz, elevação espiritual, religiosidade, bondade, caridade, purificação, limpeza, intuição, passividade, o feminino.

Sua utilização favorece:
Paz interior, tranquilidade, calma, equilíbrio, pensamentos elevados, dissipação de temores, restabelecimento.

Em excesso:
Sonolência, desânio, letargia, preguiça, depressão, tristeza.

Índigo
A cor índigo conheciada também como azul-anil é uma cor fria e agradável para se olhar por tempo prolongado. Cor fria, mas pura e profunda. Corresponde à reserva e à introversão. Representa a consciência superior e as profundezas da alma. Simboliza a fidelidade, sendo indicada para concentração melhor na voz e percepção interiores. Uma mistura de azul e violeta, a cor índigo é a cor da dignidade e intuição.

Algumas correlações:
Lealdade, refinamento, transição, espiritualidade, transcendência, profundidade, poder.

Sua utilização favorece:
Intuição, percepção, responsabilidade, disciplina, confiança, devoção, persistência, motivação, superação, ideais elevados, compreensão, harmonia, tolerância, calma, memória, elevação mental.

Em excesso:
Falta de visão, pessimismo, obstrução, desânimo, opressão, insegurança.

Laranja
Além de significar movimento, espontaneidade, gentileza, é uma cor estimulante. A cor laranja é a cor da comunicação, do calor afetivo, da confiança e da segurança. É a cor das pessoas que crêem que tudo é possível. Está relacionanda aos sentimentos e desejos mundanos. Aplicada aos trajes, esta cor favorece, segundo os hindus, a desempenho sexual. Traz sucesso, agilidade mental, atrai boa sorte e prosperidade; desencoraja a preguiça.

Simboliza: encorajamento, estimulação, robustez, atração, gentileza, cordialidade, tolerância e prosperidade.

Algumas correlações:
Prazer, saciedade, matéria, assimilação, exteriorização, festividade.

Sua utilização favorece:
Alegria, jovialidade, otimismo, properidade, expansividade, dinamismo.

Em excesso:
Descomprometimento, individualismo, compulsão, ansiedade, culpa.

Lilás/Violeta
Energia de transmutação - elimina negatividade - traz autoconhecimento. Cor da alquimia e da magia. É vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual. A cor violeta e excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental. Ajuda a encontrar novos caminhos para a espiritualidade e a elevar nossa intuição espiritual. Traz poderes mentais. Deve ser usada para combater a insônia.

Simboliza: dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação.

Algumas correlações:
Purificação, limpeza, serenidade, confiança, transmutação, elevação, epiritualidade, mistério, realeza, nobreza, liturgia.

Sua utilização favorece:
Fé, intuição, sensibilidade, bom senso, simpatia, humildade, calma, equilíbrio, coragem, generosidade, despojamento, espiritualização, limpeza espiritual.

 Em excesso:
Austeridade, egocentrismo, pessimismo, dependência, fantasia, depressão, hiperatividade, letargia, pensamentos nebulosos, alienação.

Rosa
Energia angelical - amor nos planos mais elevados (amor incondicional), compaixão, calma. Transmite uma alegria suave e inocente. Energia amorosa em seu estado mais puro. É romance, amor espiritual (sem conotação sexual). Eleva as vibrações e o contato espiritual, afasta energias negativas e promove fraternidade.

Algumas correlações:
Amor, união, bondade, afeto, delicadeza, aconchego, emoções, sentimentos, feminilidade, felicidade, romantismo.

Sua utilização favorece:
Amorosidade, bosn sentimentos, auto-estima, aceitação, amor incondicional.

Em excesso:
Vulnerabilidade emocional, fanatismo, incompreensão.

Verde
Energia do equilíbrio - harmonia, cura física, estabilidade. Cor fria e agradável, remete à natureza e sua generosidade. É a cor da abundância, portanto está relacionada à prosperidade. É a cor mais harmoniosa e calmante de todas. Representa as energias da esperança, perseverança, segurança e satisfação; fertilidade. Facilita a comunicação com as plantas e os devas da natureza. Simboliza: vida nova, energia, fertilidade, crescimento e saúde.

Algumas correlações:
Natureza, vida, renovação, regeneração, esperança, saúde, rejuvenescimento, frescor, viço.

Sua utilização favorece:
Moderação, calma, descanso, confiança e segurança.

Em excesso:
Determina orgulho, superioridade e arrogância. Apatia, trsiteza, avareza, ganância, compulsividade.

Vermelho
Energia física - matéria, trabalho, sexo, dinheiro. Cor da carne e do sangue, o vermelho foi uma das primeiras cores utilizadas pelo homem primitivo. É uma cor quente e estimulante e está intimamente relacionanda à energia vital e aos instintos. O brilho e luminosidade do vermelho atraem olhar. O vermelho destaca e evidencia e não é por acaso que essa cor é largamente utilizada na comunicação visual. Cor alegre, estimula a vista e desperta a vivacidade. Fortalece o corpo e dá mais energia física, força de vontade, conquista, liderança e senso de auto-estima

Algumas correlações:
Vitalidade, vigor, saúde, fertilidade, erotismo, sexualidade, potência sexual, paixão, magnetismo, atração, poder, fama, sucesso, coragem, dinamismo.

Sua utilização favorece:
Excitação, disposição, atividade, descontração.

Em excesso:
Exaltação, violência, agressividade, irritação, raiva, intolerância, impaciência, irreflexão, precipitação temeridade, luxúria.


OUTRAS CORES
Marrom
Energia de bens materiais - dinheiro, terras, imóveis - associado com terra, associa-se a estabilidade, constância, significa responsabilidade e maturidade.  Representa a constância, a disciplina, a uniformidade e a observação das regras. Atrai dinheiro ganho através do trabalho e conecta a pessoa à Mãe Terra.

Usado em excesso traz autocrítica exagerada, dependência afetiva e isolamento. Absorve a negatividade, mas a retém, devendo ser sempre limpo, de alguma forma.

Branco
Energia de paz - ligação com os planos mais altos - pureza, limpeza. remete a paz, sinceridade, pureza, verdade, inocência, calma. A cor branca contém todas as cores e está relacionado à Lua e ao poder transformador. Representa o Amor Divino. Repele energias negativas e eleva as vibrações; equilibra a aura; facilita o contato com os guias espirituais e com os ancestrais; gerencia o equilíbrio interior, proteção, instinto, memória, partos, cuidado de animais domésticos e de crianças, sonhos. Também pode ser usado como coringa, para todos os propósitos, substituto para qualquer cor.

Preto
Permite a auto-análise e a introspecção. Pode significar também dignidade. A cor preta é a cor associada ao poder e ao mistério. Induz a sensação de elegância e sobriedade. Transmite introspecção, favorece a auto-análise e permite um aprofundamento do indivíduo no seu processo existencial. Absorve, transmuta e devolve as energias negativas, transformadas em positivas. Remove obstáculos, vícios e emoções não desejadas. O uso em excesso traz melancolia, depressão, tristeza, confusão, perdas e medo. Por isso, jamais deveria ser usado por pessoas que acabaram de perder um ente querido.

Cinza ou o Prateado
A cor cinza está relacionada à dignidade, auto controle, sabedoria, responsabilidade, organização, introspecção (auto-observação e relatório dos próprios pensamentos, desejos e sensações conscientes).
Dá equilíbrio e estabilidade, por ser o equilíbrio do preto e do branco. Não deve ser usado por quem sofre de memória fraca. É usado para cancelar ou neutralizar encantamentos que não servem mais aos nossos propósitos.

5 comentários: