sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

As Rosáceas



A luz é um fenômeno central das rosáceas e um dos segredos do gótico. O vidro dessas janelas de arco e de rosáceas guarda até hoje o seu segredo e, apesar das muitas tentativas, jamais se conseguiu criar um vidro colorido de brilho semelhante. Sabemos de algumas poucas coisas, mas o segredo fundamental permanece oculto, como tantos outros segredos gótico.  No século XIII teriam sido fundidas junto com o vidro das janelas pedras preciosas, a fim de reter nelas mais luz ainda, porque um dos segredos das pedras preciosas, principalmente o diamante, é que deixam a luz penetrar, mas dificilmente a liberam em virtude das suas propriedades específicas de refração. Assim, a luz fica retida na pedra fazendo-a cintilar. Fenômeno análogo é produzido pelas rosáceas; através delas, a luz irrompe quase como através de pedras precisosas, mergulhando o interior da catedral numa luz singularmente mística. Desse modo, as janelas passam a ser as estrelas da catedral e as rosáceas o seu sol. Enquanto símbolo e cópia do sol, as rosáceas representam um nível intermediário entre o sol verdadeiro e os homens. A rosácea filtra para nós o sol, cuja luz dificilmente podemos olhar diretamente, como tampouco podemos suportar a presença de Deus. O Logos que forma o centro de muitas rosáceas é igualmente o intermediário entre nós e a infinitude de Deus.

Enquanto estrelas cintilando acima dos homens na nave da catedral, as rosáceas indicam o caminho, tal como a estrela de Belém havia indicado o caminho aos três magos do Oriente. E elas iluminam o mesmo caminho - em direção ao Cristo, ao Logos. Também a estrela de Davi - a estrela de seis pontas, que une o macrocosmo e o microcosmo - anuncia o nascimento da luz na época do solstício de inverno (no hemisfério norte) portanto, da maior escuridão, de modo semelhante às rosáceas, que anunciavam sua mensagem numa época de trevas.

Trecho do livro: Mandalas - Formas que representam a harmonia do cosmos e a energia divina. Autor: Rüdiger Dahlke

Um comentário:

  1. Congratulations!
    Parabens pelo seu blog. É um dos mais lindos que eu já vi.O que eu mais gostei foi saber que voce coloriu as mandalas mostrando um pouco da sua imensa luminosidade, desejo que voce nunca perca a sua essencia pois tenho certeza que a sua luz interior é como um farol a iluminar a escuridão da noite.
    bjos
    Vinícius

    ResponderExcluir