domingo, 23 de janeiro de 2011

O Que é uma Mandala?

A palavra "mandala" vem do sânscrito, sendo assim de origem oriental. Na consciência da maioria das pessoas, as mandalas têm efetivamente algo de oriental, porém elas encontram-se igualmente nas raízes de todas as culturas e vivem nas raízes de todo ser humano.

As mandalas estão por toda parte: na arte, escultura, arquitetura.  Ela é passado, presente e futuro. Dos povos primitivos ao homem contemporâneo, a disposição circular sempre foi largamente utilizada em suas construções e agrupamentos.

Nos rituais mágicos não pode faltar o círculo protetor. Nos rituais de cura e iniciações os participantes arranjam-se em círculos ou são colocados dentro deles. As crianças aprendem a brincar de roda e seus primeiros desenhos são tentativas de imitar um círculo. Essa é a disposição do universo e da natureza, que não criam linhas retas; estas, são um produto puramente humano. Usando um pouco de sensibilidade percebemos que temos no círculo algo de sagrado, de místico e de essência incogniscível.

O que todas as mandalas de todos os tempos têm em comum é o ponto central uno, sem existência material.  Toda polaridade é anulada. A mandala é muito mais do que podemos ver. Quando falamos de uma casa, por exemplo, nos referimos de modo geral às suas paredes e teto.  Quando falamos de mandala, estamos interessados, na verdade, no espaço entre as parede, que, no entanto, não se pode construir nem vender; em compensação podemos ficar dentro dele. Só se pode entender da mandala o fato de que o essencial escapa ao entendimento; isso, no entanto, podemos entender! O entendimento está relacionado com a polaridade, com o espaço e o tempo. Onde estes dois deixam de existir, deixa também de existir o entendimento.

O poder de uma mandala está relacionado ao seu padrão de formas, cores e estrutura munérica. Estes elementos têm uma simbologia que se baseia na numerologia, na cromoterapia, assim como o conhecimento que o ser humano já tem em relação à visão e como as formas são percebidas por nossa mente e retina. Cada elemento é responsável por parte das vibrações que um mandala é capaz de emanar na sua totalidade. O poder das mandalas está exatamente naquilo que não podemos alcançar com palavras. Ela é expressão do nosso subconsciente, por isso considerado um símbolo que exprime as riquezas incontáveis do subconsciente humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário